quinta-feira, 5 de março de 2009

É o apoio e a compreensão, é...

Quando decidi mudar de escola e precisei das pessoas. Escrevi isto, mas não mostrei a ninguém. Por medo? Vergonha? Não sei. Provavelmente, por não saber o que estava a fazer. Agora sei. Fiz o que estava certo.

Há que distinguir a compreensão do apoio. A compreensão do assunto é minha e apenas minha, aquilo que é subjectivo afecta tudo de formas e quantidades diversas. Não peço a compreensão sobre a decisão que tomei seja ela precipitada ou não – essa parte do assunto só a mim me diz respeito. O apoio é indispensável para o fortalecimento da minha visão sobre o assunto e consequentemente a razão que me pertence.Quando um problema surge e se revela, está claro que não vou permanecer imóvel quando este me desassossega violentamente. Neste instante, o apoio não é imprescindível pois o problema ainda não atingiu uma forma que me ameace, por agora só preciso de sentir que o chão que piso é estável.A minha decisão é criticada por terceiros mas já intimida o sujeito em questão, consigo sentir o seu cuidado quando estou presente – a determinação consolida a minha decisão com o cair das horas e dos dias.Atrás do receio há o seu par, a inveja. Aqui já existe um desagrado surpreendido e quase inexperiente.Se a homogeneidade do meio ambiente não se adequa a mim, está claro que não me vou subordinar, governo-me com as minhas leis e valores. Tento integrar-me no grupo mantendo e destacando ligeiramente a minha autonomia. O erro que é espontâneo e aceito que possa estar situado na emancipação da aldeia homogénea e sei que criam diferenças e dificuldades mas tento conquistar as divergências não abandonando as minhas convicções.Não pretendo definir-me aqui como sujeito que sou, tento estimular a compreensão das minhas decisões que não são irreflectidas. Por muito que negue, a compreensão é ainda necessária para ajudar terceiros a entender-me não só em relação a este assunto mas outros, isto é, todo um conjunto que me vai construindo.Que fique esclarecido e verdadeiramente apreendido que não me resigno ao problema. A decisão é minha e está claro que aceito todas as censuras mas não alterarão nada do que já foi feito e decidido.Não vou reconsiderar e vou servir-me dos mecanismos que me fazem sentir segura e confortável em relação ao tema em questão. Ainda ousam criticar-me depois das razões apresentadas?Espero não ouvir que tudo isto parte do meu egoísmo peculiar, se tal acontecer só desvendará a incapacidade de se colocarem no lugar de quem pede um apoio que estabilize a base que eu penso ser relevante. Aguardo a tal compreensão.

1 maneiras de ver a coisa:

Anónimo disse...

Um dia, mais tarde, qando se pensar realmente no mundo do verdadeiro ponto de vista, ai sim se ade comprender a origem deste. Enquanto tal nao acontece o mundo espera, dá pistas, nunca revelando assim a sua total realidade. O mundo náo é compreendido, no entanto nao deixa de existir. As pessoas que nao sao compreendidas, nao se deixam de revelar por isso, simplesmente nao tem quem consiga ver o q elas vêm e q axam obvio, no entanto, nao se deixam ir abaixo, sobrevivem, porque esperam uma dia q alguem, uma so pessoa, as consiga compreender e apoiar. Acho qe tomaste a decisa certa, nao por concordar mas sim pelo facto de sem saberes onde te estavas a metar decidiste mudar o q nao te fazia sentir confortavel. Decidiste q a vida nao sao so alegrias, nem temos de nos abituar a coizas q nao suportamos, qando isso acontece revemos e decidimos o nosso caminho, sem pensar em mais nada ou ninguem. Egoismo? Depende da mandeira como thu fizeste as coisas. Obrigado por seres a pessoa que és.